Teoria das Cores: cor é vida!
Cor é Vida!
As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-íris.
O uso da cor na computação gráfica torna os terminais de vídeo mais bonitos e agradáveis, auxilia a visualização de conexões em desenhos complexos, melhorando a legibilidade da informação.,
A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto.
A cor tem capacidade de captar rapidamente - e sob um domínio emotivo - a atenção do comprador. A cor exerce ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir.
A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca emoção. É construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de símbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma ideia.
Cores Primárias
São as cores puras, mais propriamente o azul, o amarelo e o vermelho.
Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas que surgem da mistura de duas cores primárias.
Azul + Amarelo = Verde
Azul + Vermelho = Roxo
Amarelo + Vermelho = Laranja
As Cores Complementares
As cores complementares são aquelas opostas no disco de cores. Elas são usadas para dar harmonia a um trabalho criando contrastes.
Tonalidade
A tonalidade refere-se à quantidade de luz presente na cor.
Temperatura
A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias.
Cores acromáticas ou neutras
São as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins.
0 comentários