O significado das cores na Publicidade

by - terça-feira, agosto 28, 2018


De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:
  • VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica. 
  • LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
  • AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto podemos obter bons resultados . Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
  • VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizam o frio, azeites, verduras e semelhantes. 
  • AZUL: Possui grande poder de atração; é neutro nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
  • ROXO: Acalma o sistema nervoso quando utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; para luminosidade, o amarelo; para calor, o laranja; para frio o azul; para arejado o verde. 
  • OURO: Cor representativa do valor e dignidade. Deve ser aplicada em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
  • MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade. 
  • VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária. 
  • CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade. 
  • PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração. 

Exemplos
  1. Segundo pesquisas realizadas, vários empregadores começaram a usar tons de verde no ambiente de trabalho, diminuindo assim a ausência dos empregados por motivos de doenças.
  2. Em uma Universidade americana o técnico de um time de futebol, pintou de rosa o vestiário das equipes visitantes, baseado em uma pesquisa que demonstrou que um ambiente rosa tinha o efeito de reduzir a agressividade.


Combinações EFICAZES de cores:

  • Azul e Branco: essa combinação predispõe à simpatia. Além disso, oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade. 
  • Azul e Cinza: combinação clássica, encontrada em grande parte dos sites, denota sofisticação. 
  • Azul e Vermelho: estimulante, combinação de grande eficácia em comunicação. 
  • Azul e Amarelo: ideia de eficiência, confiança, organização e estrutura. Agrada a maioria dos usuários.
  • Vermelho Escuro e Cinza Claro: sugere força, sofisticação e consistência.
  • Vermelho e Amarelo: estimulante eficaz, provocando opressão e insatisfação, levando as pessoas a tomarem atitudes, como comprar o produto, por exemplo. 
  • Azul e Laranja: a cor laranja tem a propriedade de aquecer o azul e confere um visual moderno e diferenciado ao layout. Ideal para sites de entretenimento e diversão. 
  • Azul e Rosa: resultado agradável, podendo ser utilizado em casos específicos como sites femininos e infantis.
  • Preto e Cinza: combinação elegante, mas tente quebrar a monotonia com uma terceira cor mais alegre.

Combinações NÃO eficazes: 

  • Preto e Azul: sensação de antipatia, leva à preocupação, desvaloriza a comunicação. 
  • Preto e Roxo: sugere morbidez, mistério profundo, macabro.
  • Preto e Vermelho: são cores muito pesadas e sensuais que podem intimidar o usuário. Prefira a utilização dessas cores junto com a cor branca, suavizando a agressividade e ampliando a legibilidade da informação. 
  • Vermelho e Verde: essas cores conflitam, vibrando em demasia e dificultando a leitura da informação.
  • Vermelho e Laranja: são cores muito próximas, que dificultam o contraste e tornam o layout quente e vibrante em demasia. 
  • Branco e Amarelo: são cores muito claras, que não criam um contraste e tendem a ferir a vista. Uma boa solução é a utilização do preto, que confere um efeito de modernidade. 
  • Azul e Verde: apresenta baixo contraste, prejudicando a visibilidade. A alternativa seria a utilização do azul escuro com um verde claro, mesmo assim uma combinação de baixos estímulos.


Padrão de cores

Você sabe o que é RGB
Red, Green e Blue, (vermelho, verde e azul) 

O sistema de cores RGB é usado nos componentes que emitem luz, como os monitores de computador, as televisões, as câmeras digitais, etc., ou seja, somente para visualização e não impressão. Cada uma das cores obtidas pode variar em uma escala de 0 a 255 cores. 

E CMYK
formado pelas cores Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e o Black (Preto).
A variação do padrão de cores CMYK, é por meio de porcentagem.

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