Logotipo: o que é e como faz?

by - segunda-feira, agosto 27, 2018


O símbolo é uma ilustração que visa representar graficamente um conceito, dando um significado ao logotipo. Juntos, símbolo e nome, compõe a marca (ou a representação gráfica da marca).

O modo como desenhamos as letras é responsável pelas conotações emocionais que queremos gerar. Os estilos tipográficos representam o estilo de vida, de época ou a personalidade de uma marca. É por isso que identificamos a marca Coca-Cola mesmo quando outra palavra está escrita, porém com a mesma tipologia. 

Muitos logos são constituídos de figuras que podem ser abstratas ou imitativas. A figura abstrata é aquela cujo conceito é designado pela sua forma, enquanto na imitativa o conceito refere-se a um objeto independente da forma.

Figuras Imitativas

A respeito das figuras imitativas, podemos considerar três possibilidades básicas de tratamento gráfico dado a elas:
  • Verossimilhança;
  • Simplificação;
  • Estilização.
Verossimilhança: ocorre quando as imagens tentam se parecer ao máximo com o objeto. Em função da precariedade dos meios gráficos, a tendência ao tratamento procurando o máximo de semelhança com o real é pouco utilizada pelas empresas. 

Simplificação: procura captar relações e funções em vez da forma aparente, estando em jogo a economia de elementos gráficos. Há simplificações em diversos graus; como silhuetas, por exemplo. O processo de simplificação é muito utilizado na comunicação empresarial devido a sua facilidade de implantação e de memorização.

Estilização: configuram-se como estilização a supressão, o acréscimo ou, principalmente, a modificação de traços distintivos. O objetivo da estilização é provocar um estranhamento no reconhecimento do objeto. O exagero é um importante recurso dessa tendência. 

A Criação do Logo

Ao criar um logotipo, você precisa saber o que é empresa, qual seu objetivo, para que serve, a quem se destina, etc. É como ter que retratar uma pessoa. Vamos ver adiante os principais critérios ao criar um logotipo.

  1. Originalidade e significado;
Tenha um olhar crítico e se pergunte: essa marca está significando alguma coisa? A marca representa a empresa ou serviço que ela presta? Está fácil de compreender?

  1. Incorporação da imagem da empresa;
Deve haver coerência entre o discurso da empresa e o do logo. Uma empresa que se mostre moderna, inovadora e criativa não pode ter um logo que expresse, por exemplo, serenidade, burocracia, tradicionalismo, etc.

  1. Reconhecimento e lembrança;
O logo deve ter legibilidade e visibilidade. Para que um logotipo seja lembrado, além de sua constante divulgação, deve-se criar uma marca que dure anos. Se você for feliz na criação, o logotipo será sempre lembrado.

  1. Adaptabilidade;
O logo deve possibilitar sua reprodução em qualquer formato ou processo, desde um bottom a um outdoor. Os problemas normalmente mais comuns dizem respeito a aplicação de logotipos excessivamente detalhados em materiais com relativa flexibilidade, como, por exemplo, o couro.

  1. Resistência à fragmentação.
Um bom logotipo é lembrado por muitos anos. Com o passar do tempo ele pode sofrer pequenas atualizações, mas é sempre o mesmo. Cuidado com os modismos, uma marca tem que durar a vida toda. Aceite as tendências, mas não se apegue somente a isso.

Quando estiver criando um logotipo, pense com os olhos no futuro também. O logotipo da Coca-cola é um exemplo de marca que resiste ao tempo. Foi desenhado por Franks Robinson e patenteado em 1893. Quase sem alterações, hoje é uma marca internacionalmente conhecida.

Logos e Justificativas

A Planner é uma empresa especializada em soluções com código de barras. Como a tecnologia com código pressupõe um distanciamento da relação pessoa-pessoa, tinha-se a necessidade de trazer ao logo um toque de envolvimento do elemento humano nas atividades da empresa.
O logo faz uma alusão direta ao ramo de atividade da empresa, representada pelo código de barras, com um traço vermelho (cor da luz dos leitores de código de barras), "pintado à mão", traduzindo o jeito pessoal (humano) que a empresa se envolve em suas atividades e com seus clientes.

Fonte: (www).

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