A importância da identidade visual
Identidade Visual
* Material fornecido pela professora Fernanda Mello.
Uma identidade visual fácil de lembrar e de reconhecer favorece a consciência e o reconhecimento de marca. A identidade visual provoca percepções e desencadeia associações a respeito da marca. A visão, mais do que qualquer outro sentido, fornece informações sobre o mundo.
A ciência da percepção investiga como as pessoas reconhecem e interpretam os estímulos sensoriais. O cérebro reconhece e memoriza primeiramente as formas. As imagens visuais podem ser lembradas e reconhecidas de forma direta, enquanto o significado das palavras precisa ser decodificado.
"É muito interessante a maneira como a identidade visual é ligada com a ciência da percepção. Quando se faz bom uso da forma, cor e conteúdo, nosso cérebro já sugere associações. A visão é um dos sentidos que nos apresenta o mundo. Quem aí não consegue identificar o símbolo do McDonalds de longe?"
- Forma (figura): a leitura não é necessária para identificar as formas, mas a identificação de formas é necessária para a leitura. O cérebro reconhece formas diferentes que fazem uma impressão mais rápida na memória.
- Cor: a cor vem em segundo lugar. A cor pode incitar uma emoção e evocar uma associação de marca. É preciso escolher cores muito diferentes com cuidado, não só́ para construir a consciência de marca, mas também para expressar a diferenciação.
- Conteúdo: O cérebro leva mais tempo para processar a linguagem. Logo, o conteúdo vem em terceiro lugar, depois da forma e da cor.
"Vemos nesses tópicos, as medidas necessárias para a criação de uma boa identidade visual. Primeiro de tudo, estabelecemos a forma, já que o nosso cérebro capta mais rápido. Segundo, vemos as cores. Ela é importante, pois, pode provocar emoções e a associação direta com a marca. Em terceiro, temos o conteúdo, já que o cérebro processa primeiro a forma e depois a linguagem, certo?"
Logotipo
São facilmente reconhecidos. Podem ser atualizados ao longo do tempo para obter uma aparência mais contemporânea. Não existem regras absolutas sobre qual é a melhor abordagem. Cada tipo de identidade tem suas vantagens e desvantagens, que dependem de uma serie de fatores. No final das contas, é importante que a solução de design reaja ao problema que precisa ser resolvido.
"Aparentemente, identidade visual só não deixa tudo lindo, como também soluciona problemas. Os logotipos são aqueles símbolos que batemos o olho e falamos 'ah, lá, um iPhoneX!'."
Símbolos de marcas
Desenhados em uma variedade quase infinita de formas e personalidades, os símbolos de marcas podem ser classificados em várias categorias. De literal a simbólico, de orientado a palavra a orientado a imagem, o mundo das marcas cresce a cada dia.Marcas com palavras
Pode ser o nome de uma empresa ou um acrônimo (palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de várias outras palavras, e que se pronuncia sílaba a sílaba e não letra a letra (SIDA, laser, etc.).
As melhores impregnam uma ou mais palavras legíveis com as características especiais de uma fonte tipográfica e podem integrar elementos abstratos ou pictóricos.
O “E” inclinado e diferenciado da marca “Dell”dinamiza e fortalece o nome monossilábico da empresa. O acrônimo IBM transcendeu a enorme mudança tecnológica em seu setor.
Um acrônimo, nome de empresa ou nome de produto isolado, desenhado para transmitir o atributo ou posicionamento de uma marca.
Atente para os significados dos grafismos que você utilizou. Traços retos, por exemplo traduzem
segurança. Linhas sinuosas significam leveza, flexibilidade Se você trabalhou só com letras, a fonte escolhida condiz com empresa? Tem personalidade? Se a empresa é séria, use um tipo sério. Se é moderna, use um tipo arrojado. Se nenhum tipo serve, desenhe letras próprias.
Monogramas
A letra isolada é bastante usada pelos designers como um ponto focal gráfico exclusivo para uma marca. A letra sempre tem um design único e proprietário, impregnado de personalidade e significado. Exemplos: Motorola, Unilever.Marcas pictóricas
Uma imagem literal facílima de reconhecer, simplificada e estilizada. A imagem em si pode aludir ao nome da empresa ou à sua missão, ou pode ser o símbolo de um atributo da marca.Marcas abstratas
A marca abstrata usa a forma visual para transmitir uma grande ideia ou um atributo da marca. Essas marcas, por sua natureza, podem fornecer ambiguidade estratégica e funcionam bem para grandes empresas que tenham muitas divisões com pouca relação entre si. No entanto, o bom design de marcas desse tipo é extremamente difícil.Emblemas
Os emblemas são marcas registradas com uma forma intrinsecamente ligada ao nome da organização. Os elementos nunca estão isolados. Os emblemas ficam fantásticos em embalagens, sinalizações ou bordados em um uniforme. No entanto, sua legibilidade quando miniaturizados, em dispositivos móveis que cada vez mais encolhem de tamanho e em anúncios de vária marcas com logos menores que meio centímetro, representa um grande desafio.A criação do logotipo
Ao criar um logotipo, você precisa saber o que é a empresa, qual seu objetivo, para que serve, a quem se destina, etc. É como ter que retratar uma pessoa.Originalidade e significado
Diante a tantas marcas e possibilidades, é preciso ser original. É a originalidade que fará a marca diferente das outras. Tente estilizar o desenho, mude as características de uma letra, acrescente formas. Extraia o que ninguém tiraria. Evite usar formas muito comuns e cliparts pegos na web.Atente para os significados dos grafismos que você utilizou. Traços retos, por exemplo traduzem
segurança. Linhas sinuosas significam leveza, flexibilidade Se você trabalhou só com letras, a fonte escolhida condiz com empresa? Tem personalidade? Se a empresa é séria, use um tipo sério. Se é moderna, use um tipo arrojado. Se nenhum tipo serve, desenhe letras próprias.
Incorporação da imagem da empresa
O logo é a síntese da imagem da empresa ou de um produto. Assim, a identidade da empresa deve estar identificada, sem hesitação, na imagem do logo. Deve haver coerência entre o discurso da empresa e o do logo.
Uma empresa que se mostre moderna, inovadora e criativa não pode ter um logo que expresse, por exemplo, serenidade, burocracia, tradicionalismo etc. O oposto também é verdadeiro: empresas ou produtos tradicionais não podem se expressar com excessivo arrojo em sua identidade visual.
Reconhecimento e lembrança
O logo deve ter legibilidade e visibilidade. Para que um logotipo seja lembrado, além de sua constante divulgação, deve-se criar uma marca que dure anos. Se você for feliz na criação, o logotipo será sempre lembrado.Adaptabilidade
O logo deve possibilitar sua reprodução em qualquer formato ou processo, desde um bottom a um outdoor. Os problemas normalmente mais comuns dizem respeito a aplicação de logotipos excessivamente detalhados. Tome cuidado com os efeitos. Marcas tridimensionais, com volume, luz e sombra podem se tornar diferentes, mas são de difícil aplicação. Use os efeitos com bom senso.
Resistência à fragmentação
Resistir a fragmentação é um controle de valor da percepção da identidade visual. Um logo forte e autêntico é reconhecido e identificável mesmo em fragmentos. O teste se aplica especialmente a logos de grande difusão.
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