Arquétipos | Quadrante Aventura
O que são os tão falados arquétipos?
Com certeza você, que é estudante de Publicidade e Propaganda, ou que tem um interesse na área, já ouviu e ouve falar muito sobre arquétipos, podendo nem ao menos saber o que são eles. Mas calma lá, a gente te ajuda!
O criador dos arquétipos foi o psicólogo Carl Gustav Jung. Ele acreditava que o os arquétipos de fortes personagens míticos estavam presente em nossa psique interior, sendo eles figuras primárias de uma repetição de experiências e sentimentos constantes; para Jung os 12 arquétipos comuns não eram apenas ideias complementares, mas sentimentos, fantasias e visões elementares.
Afinal, quais são esses arquétipos?
No total, existem 12 arquétipos comuns, os quais são divididos em quatro quadrantes:
Aqui no blog iremos nos aprofundar especificamente no quadrante Aventura, que é onde estão os arquétipos do Mago, do Herói e do Fora-da-Lei.
O Mago
O arquétipo do Mago tem como principal característica fazer acontecer, é motivado pela transformação e mudanças. Seu maior medo são as consequências negativas e inesperadas de suas criações.
● Lema: “Pode acontecer!”
● Na publicidade: pode se comparar com produtos que curam ou que são relaxantes, e até mesmo que são altamente tecnológicos com a capacidade de provocar mudanças.
● Exemplo de marca: Red Bull
O Herói
O Herói é marcado pela coragem, desafios, energia, disciplina, foco, determinação e pelas missões. Ele está sempre provando o seu valor, se superando e lutando.
● Lema: “Onde há vontade, há um caminho.”
● Na publicidade: o consumidor é dinâmico, veloz e ágil. A marca precisa oferecer produtos que estejam ligados à gostos e conhecimentos, ou que ofereçam desafios; costumam se destacar por suas escolhas difíceis.
● Exemplo de marca: Nike
O Fora-da-Lei
A principal característica do Fora-da-Lei é fugir do padrão comum da sociedade, se sentindo marginalizado. Ele quebra as regras e desafia o status quo. Faz o que for preciso para provar do proibido.
● Lema: “As regras foram feitas para serem quebradas.”
● Na publicidade: as marcas estão sempre chocando, atraindo o público pelo diferente, fora do comum. Instigando por um estilo de vida não convencional, fora dos padrões.
● Exemplo de marca: Harley Davidson
Depois de tudo isso...
Qual a importância dos arquétipos para a publicidade?
O que os arquétipos fazem por uma marca é muito mais do que identifica-la com um personagem com características únicas. Primeiro, a marca precisa definir seu significado dentro da categoria de seu mercado, e depois, para comunicar seus valores e ideias identifica-se o seu arquétipo ideal, o qual ao longo do tempo irá construir a imagem e valor desta marca, posicionando-a em um mercado tão amplo e competidor.
Segundo Margaret Mark e Carol S. Pearson (2001 p. 15) uma marca com o seu arquétipo definido irá criar, alimentar e continuamente reinterpretar uma identidade ou “significado” único e irresistível.
Não é atoa que as grandes marcas estão fortemente ligadas aos princípios de seus arquétipos: Nike (Herói), Levi’s (Explorador), Coca Cola (Inocente), Chanel (Amante) entre muitas outras.
SAIBA MAIS:
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