Arquétipos | Quadrante Aventura

by - quinta-feira, novembro 29, 2018

O que são os tão falados arquétipos?

Com certeza você, que é estudante de Publicidade e Propaganda, ou que tem um interesse na área, já ouviu e ouve falar muito sobre arquétipos, podendo nem ao menos saber o que são eles. Mas calma lá, a gente te ajuda!

O criador dos arquétipos foi o psicólogo Carl Gustav Jung. Ele acreditava que o os arquétipos de fortes personagens míticos estavam presente em nossa psique interior, sendo eles figuras primárias de uma repetição de experiências e sentimentos constantes; para Jung os 12 arquétipos comuns não eram apenas ideias complementares, mas sentimentos, fantasias e visões elementares.

Afinal, quais são esses arquétipos?

No total, existem 12 arquétipos comuns, os quais são divididos em quatro quadrantes: 


Aqui no blog iremos nos aprofundar especificamente no quadrante Aventura, que é onde estão os arquétipos do Mago, do Herói e do Fora-da-Lei.

O Mago

O arquétipo do Mago tem como principal característica fazer acontecer, é motivado pela transformação e mudanças. Seu maior medo são as consequências negativas e inesperadas de suas criações.
Lema: “Pode acontecer!”
Na publicidade: pode se comparar com produtos que curam ou que são relaxantes, e até mesmo que são altamente tecnológicos com a capacidade de provocar mudanças.
Exemplo de marca: Red Bull

O Herói

O Herói é marcado pela coragem, desafios, energia, disciplina, foco, determinação e pelas missões. Ele está sempre provando o seu valor, se superando e lutando.

Lema: “Onde há vontade, há um caminho.”
Na publicidade: o consumidor é dinâmico, veloz e ágil. A marca precisa oferecer produtos que estejam ligados à gostos e conhecimentos, ou que ofereçam desafios; costumam se destacar por suas escolhas difíceis.
Exemplo de marca: Nike

O Fora-da-Lei

A principal característica do Fora-da-Lei é fugir do padrão comum da sociedade, se sentindo marginalizado. Ele quebra as regras e desafia o status quo. Faz o que for preciso para provar do proibido.

Lema: “As regras foram feitas para serem quebradas.”
Na publicidade: as marcas estão sempre chocando, atraindo o público pelo diferente, fora do comum. Instigando por um estilo de vida não convencional, fora dos padrões.
Exemplo de marca: Harley Davidson

Depois de tudo isso... 

Qual a importância dos arquétipos para a publicidade?


O que os arquétipos fazem por uma marca é muito mais do que identifica-la com um personagem com características únicas. Primeiro, a marca precisa definir seu significado dentro da categoria de seu mercado, e depois, para comunicar seus valores e ideias identifica-se o seu arquétipo ideal, o qual ao longo do tempo irá construir a imagem e valor desta marca, posicionando-a em um mercado tão amplo e competidor.
Segundo Margaret Mark e Carol S. Pearson (2001 p. 15) uma marca com o seu arquétipo definido irá criar, alimentar e continuamente reinterpretar uma identidade ou “significado” único e irresistível. 

Não é atoa que as grandes marcas estão fortemente ligadas aos princípios de seus arquétipos: Nike (Herói), Levi’s (Explorador), Coca Cola (Inocente), Chanel (Amante) entre muitas outras.

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