Introdução: Análise Crítica das Mídias

by - domingo, setembro 23, 2018




Para entendermos mais sobre análise crítica das mídias, precisamos saber o que é mídia. Para que aja comunicação, precisa haver interlocutores, um emissor e um receptor, o primeiro passa uma mensagem para o segundo através de um canal, utilizando códigos de sua preferência, é quase como uma equação matemática. O canal é o meio pelo qual a mensagem é enviada e o código é a linguagem, o como. O código pode ser as letras, sons, cores, etc.
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A mídia nesse contexto é um canal, uma ferramenta usada para armazenar e transmitir informações ou dados. Ela auxilia no processo de comunicação, deixando-o mais fácil, porem ela também é usada para a manipulação em massa.
A mídia afeta as pessoas, mudando o que elas pensam de outras pessoas e sobre si mesma. É ela que nos fala como devemos ser e agir, e, além disso tudo, ela ainda cria estereótipos.
É claro que não é ela quem causa essa manipulação toda, ela é só um canal usado para isso por pessoas de má índole, e que fique bem claro, nem todo publicitário age dessa forma, mas alguns acreditam que isso é inevitável, e continuam afetando a população com o efeito sociopsicomidiático, que é nada mais que as implicações socioculturais dos meios de comunicação na sociedade, aquilo que a mídia impõe a nós.
Entendendo essa parte da mídia, já podemos entrar na parte das análises críticas, que, diferente daquela analise que você e seu amigo fazem sobre tal filme, leva em consideração apenas valores políticos e ideológicos, focando na alise estrutural de determinada mídia, deixando o quesito emocional de lado, usando apenas o racional para analisar de forma objetiva o que é apresentado.
Essa é apenas uma introdução sobre o assunto, que aborda várias temáticas, como semiótica, arquétipos, noções de gêneros, entre outras coisas, conforme formos aprendendo, passaremos o que sabemos para vocês.

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