Introdução: Análise Crítica das Mídias
Para entendermos mais sobre
análise crítica das mídias, precisamos saber o que é mídia. Para que aja
comunicação, precisa haver interlocutores, um emissor e um receptor, o primeiro
passa uma mensagem para o segundo através de um canal, utilizando códigos de
sua preferência, é quase como uma equação matemática. O canal é o meio pelo
qual a mensagem é enviada e o código é a linguagem, o como. O código pode ser
as letras, sons, cores, etc.
A mídia nesse contexto é um
canal, uma ferramenta usada para armazenar e transmitir informações ou dados. Ela
auxilia no processo de comunicação, deixando-o mais fácil, porem ela também é
usada para a manipulação em massa.
A mídia afeta as pessoas,
mudando o que elas pensam de outras pessoas e sobre si mesma. É ela que nos
fala como devemos ser e agir, e, além disso tudo, ela ainda cria estereótipos.
É claro que não é ela quem
causa essa manipulação toda, ela é só um canal usado para isso por pessoas de
má índole, e que fique bem claro, nem todo publicitário age dessa forma, mas
alguns acreditam que isso é inevitável, e continuam afetando a população com o
efeito sociopsicomidiático, que é nada mais que as implicações socioculturais
dos meios de comunicação na sociedade, aquilo que a mídia impõe a nós.
Entendendo essa parte da mídia,
já podemos entrar na parte das análises críticas, que, diferente daquela
analise que você e seu amigo fazem sobre tal filme, leva em consideração apenas
valores políticos e ideológicos, focando na alise estrutural de determinada mídia,
deixando o quesito emocional de lado, usando apenas o racional para analisar de
forma objetiva o que é apresentado.
Essa é apenas uma introdução
sobre o assunto, que aborda várias temáticas, como semiótica, arquétipos, noções
de gêneros, entre outras coisas, conforme formos aprendendo, passaremos o que
sabemos para vocês.
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