O que é spot?
“Para ser ouvido, uma mensagem publicitária para rádio deve
ser atraente, interessante e inesquecível”
O que é um spot? Eu nunca tinha escutado esse termo, até
começar a ter aula de Produção Publicitária em Rádio nesse semestre e descobrir
que apesar de não saber o que era, eu já tinha ouvido um.
Um spot é um formato de publicidade utilizado nas rádios,
onde a interpretação do ouvinte em conjunto com os efeitos sonoros formam uma
mensagem sonora. É apresentado nos intervalos comercias dos programas de rádio.
A sua principal função é fixar a mensagem ou anuncio no ouvinte. No spot podem
existir elementos promocionais, institucionais, comemorativos entre vários
outros tipos de mensagem.
A sua duração é bem variável, pode durar quinze, trinta,
quarenta e cinco e sessenta segundos, ou ainda de um minuto e quinze a um
minuto e meio.
Quando um spot é bom? Ele é considerado bom quando tem uma
linguagem bem definida, trabalha o timing corretamente, usa a interpretação,
explora ambientes, usa recursos sonoros, usa o humor quando apropriado e
aproveita o imediatismo do momento, ou seja, aproveita o aspecto da “noticia fresca”
para lançar um spot de oportunidade.
A estrutura do spot apresenta elementos que chamamos de
AIDA: Atenção (Primeiro momento de um spot), Interesse (Argumento principal da
peça), Desejo (Desperta o desejo por meio dos benefícios do produto), Ação (Convida
o ouvinte a experimentar o produto ou serviço).
Esse é um exemplo de spot, seu roteiro e como deve ser
feito:
Atenção
Interesse Desejo Ação
TÉCNICA
|
LOCUÇÃO
|
MÚSICA TRISTE
LOC 1 – MASCULINO JOVEM
SOM DE LATIDO
LOC.2 - MASCULINO JOVEM
|
TODOS ERAM FALSOS COMIGO, FALAVAM DE MIM PELAS COSTAS, APENAS FINGIAM
SE IMPORTAR.
POR MUITO TEMPO PENSEI QUE NUNCA ENCONTRARIA UM AMIGO VERDADEIRO, ATÉ
QUE O ENCONTREI, E ELE, ASSIM COMO EU, TAMBÉM FOI ALVO DE TRAIÇÕES E FALSIDADES,
MAS AGORA, NÓS APOIAMOS UMA AO OUTRO, NÃO É MESMO REX?
SE VOCÊ SENTE FALTA DE UM AMIGO PARA TODAS AS HORAS, A
ONG AMPARA TEM CENTENAS DE PETS ESPERANDO PARA SEREM ADOTADOS.
ENTRE AGORA MESMO NO SITE AMPARANIMAL.ORG.BR
E SALVE UMA VIDA VOCÊ TAMBÉM
|
Umas dicas legais para fazer
um ótimo spot é deixar a ideia bem clara, simplificar e se concentrar em apenas
um ponto, repetir bastante o nome do anunciante, explorar sons que tragam
identificação com o público-alvo e adaptar a linguagem do spot para seus
ouvintes. Seguindo esse post, não tem como errar no spot.
0 comentários